sábado, 9 de abril de 2011

Menorca 2008 - 7

Quinto dia


12 Junho




Image Hosted by ImageShack.us




Após dois dias em que o clima instável me convidou a conduzir muito e relaxar pouco, o sol regressou enfim. :D

Como o tempo se esgotava, decidi dedicar os últimos dois dias a usufruir dos paraísos que já tinha descoberto, sem me preocupar mais em desbravar territórios desconhecidos.

Mas :lol: ainda não desistira de encontrar Binigaus e duas calas a Oeste dessa praia.
Voltei a dirigir-me a Es Migjorn Gran, e novamente procurei encontrar uma estrada que me levasse perto de Binigaus.

Dei por mim, mais uma vez, num caminho tão apertado pelos muros que o carro já não conseguia curvar...  lol

Fantástico, é assim mesmo que se protegem os paraísos, dificultando o acesso aos veículos!
E como o proibido é mais apetecido, ainda fiquei com mais vontade de ir conhecer aquela zona...

Pensei em ir a pé dali, mas a estrada estava proibida ao trânsito devido a obras, e eu não queria problemas caso a polícia encontrasse por lá o meu carro estacionado...



Desisti.
Fui para Cala Mitjana, disposto a passar lá algum tempo.
Mas passados alguns minutos, o barulho produzido pelos Italianos ao meu lado convidou-me a seguir para Trebaluger.



Image Hosted by ImageShack.us





Cala Trebaluger é uma maravilha, mas a chegada dos "turistas dos barcos" faz-me pensar em continuar o caminho até à próxima cala.
Eu bem tinha decidido não me cansar nos últimos dias, mas não aguento estar parado muito tempo. lol






De Trebaluger a Fustam, penso que existem dois caminhos possíveis.
O mais fácil parece ser através da mata, este só o vi no Google Earth.

O indicado nas placas é pela linha costeira, pela via panorâmica.


Poucos metros depois de deixarmos Trebaluger, o trilho leva-nos a uma zona íngreme com rochas afiadas, desníveis e falhas no terreno.


Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us




Sempre a par da costa as vistas são muito bonitas, mas fica o aviso de que são 15 minutos duros.
Calçado apropriado recomenda-se, para torcer um pé basta uma distração.



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



O trilho acaba por voltar à floresta, e rapidamente surge Cala Fustam.




Cala Fustam




Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



A cala é pequena, sem qualquer espécie de serviços.


Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



O areal pequeno e a cala ladeada de rochas não oferecem grande espaço para multidões ( ainda bem! ).
A quantidade de algas secas depositadas na linha de água atingem facilmente 50 cm de altura, o que torna menos confortável entrar no mar ter que ultrapassar esse autêntico colchão de algas.



Image Hosted by ImageShack.us





Estas características mais a distância necessária para lá chegar tornam Cala Fustam num refúgio para um ou outro felizardo.
Não é uma praia familiar, longe disso.
Quando lá cheguei a praia "era" de um casal.


Cala Fustam é - para não variar - muito bonita, não fosse estarmos numa ilha em que a quantidade de praias belas é generosa esta até poderia ser O paraíso!
De facto, são tantas as calas maravilhosas, todas decoradas a preceito pela natureza e banhadas por águas de cores impossíveis, que o visitante acaba por ficar algo indiferente à sua beleza.
No entanto depois de regressar a casa, a nostalgia desses dias felizes faz-me reconhecer o mérito dessas praias de sonho.




Fui em busca de Cala Escorxada.
O caminho é largo e fácil, 5 minutos separam estas duas calas.


Image Hosted by ImageShack.us





Cala Escorxada




Enquanto descia para Escorxada, não tive dúvidas de esta seria uma cala muito especial.
Os primeiros sinais assim o exigiam.


Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us




Assim que entrei na praia, percebi que a beleza de Cala Escorxada não perdia para nenhuma outra.
Fantástica a água e o espaço para usufruir da mesma, o areal de tamanho perfeito, o ambiente exclusivo que a distância fomenta, a paisagem em redor,...
Fiquei cliente! :D



Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Image Hosted by ImageShack.us




Enfim, não há fotografia que faça justiça a esta praia...
Fiquei por ali mais de uma hora a desfrutar, entregue à natureza.
Gostei imenso de Cala Escorxada!



Na hora do adeus, mais uma panorâmica do paraíso:


Image Hosted by ImageShack.us



Fui depois despedir-me de Trebaluger, outra das minhas favoritas.
Ainda passei em Mitjana, mas a confusão que se faz sentir nessa praia não é mesmo para mim... :cry:



Terminei o dia subindo a El Toro para um pôr-do-sol Menorquino:


Image Hosted by ImageShack.us