sábado, 9 de abril de 2011

Cuba 2007 - 2

Cayo Blanco


Quarto dia, viagem de catamaran a Cayo Blanco, uma pequena ilha a nordeste de Varadero a cerca de 30-40 minutos de barco.


Céu limpo, um dia magnífico!



Paragem numa espécie de recinto em alto mar, onde é possível a interacção com golfinhos.
Não gostei da experiência, pois nunca pensei que não fossem ser distribuidos coletes para ajudar quem nada como eu ( ou seja, não nada grande coisa... :oops: )
Aliado à minha duvidosa capacidade de me manter calmamente à tona de água, um monte de gente histérica e os golfinhos a nadar à minha volta...
Ok, saí da água e preferi admirar as vistas...


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Num dos recintos, um golfinho isolado ( presumivelmente em tratamento ) decidiu exibir-se para a minha objectiva.
Seria uma golfinha? Hhhmmmm... 
Fosse como fosse, não me fiz rogado pois não é todos os dias que tenho um ( a ) modelo desta beleza:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Deixamos a plataforma, em direcção a um ponto de mergulho ( snorkling ) num recife de coral.
Apesar das recomendações da tripulação quanto à força das correntes - desaconselhando quem não soubesse nadar BEM - alguns ingleses idiotas, já bem cheios de cerveja naquelas panças, encarregaram-se de obrigar a tripulação a manobras de salvamento quando foram arrastados pela força das águas.
Por mim, acho que perdemos uma oportunidade de nos livrarmos deles.
O que esta gente ligada ao turismo passa com estes anormais bêbados...

Sendo assim, perdemos alguns minutos preciosos, desperdício de tempo num local sem condições para o comum dos mortais poder divertir-se sem problemas.

Image Hosted by ImageShack.us


Finalmente, a chegada a Cayo Blanco!

Image Hosted by ImageShack.us


Não sei porquê, mas a côr da água nesta zona deixou-me deslumbrado.
A areia tão escandalosamente fina, parecia pó que a mais pequena ondulação absorvia num corropio de tons leitosos, fantástico!


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Almoço no restaurante da praia e depois tivemos direito a menos de 2 horas inteirinhas para explorar este paraíso.
Nem duas rídiculas horas para conhecer uma zona tão bela, fiquei decepcionado com este passeio.
Era mil vezes preferível não termos perdido quase uma hora no "mergulho no recife", e outra nos golfinhos, que fica muito próximo de Varadero.

Esta praia estende-se até perder de vista num areal extenso, banhado por um mar muito calmo que se vai infiltrando por pequenos regatos.
A vegetação é completamente selvagem e não existe aqui nada à excepção do restarante e wc.

Fiquei com imensa vontade de lá voltar um dia, mas pelas minhas condições!
Eu pagaria uma fortuna a um barco que me permitisse passar lá um dia...


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


na ponta sul da praia, encontrei umas imagens de sonho:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us




E eis que chegou a hora de voltar a embarcar, de volta à "pasmaceira" de Varadero...
Ainda ia chegando atrasado ao barco, não fosse a colaboração de uns amigos ( Portugueses de Guimarães que conheci nessa viagem ) que já traziam as minhas trouxas... lol

Image Hosted by ImageShack.us


Durante a viagem de volta, os miúdos descobriram as alegrias resultantes de alimentar as aves em alto mar!


E eu aproveitei logo para disparar!

Image Hosted by ImageShack.us

De repente, um pelicano estraga a festa aos mais pequenotes...

Image Hosted by ImageShack.us

...orgulhosamente só!

Image Hosted by ImageShack.us




E foi assim o quarto dia em Cuba.
Cayo Blanco, uma praia maravilhosa!!!
Pena o pouco tempo disponível para usufruir das suas belezas, ficou imenso por explorar... 


Eu já desconfiava que Cayo Blanco serviria de aperitivo para o verdadeiro paraíso, algures no sul de Cuba...

E não me enganei.