sábado, 9 de abril de 2011

Menorca 2008 - 3

Segundo dia

09 Junho


segunda parte


O próximo objectivo era visitar Cala En Turqueta, cala que deve o seu nome à cor azul turqueza das suas águas.
Como acontece com uma série de praias da costa Sudoeste, a estrada que a serve parte de Ciutadella.
Caso de Cala Macarella, En Turqueta, Talaier, Son Saura, etc...


Antes de chegar ao carro, ainda tive tempo de furar uma das sandálias com uma pedra mais afiada...

Fugi então de Cala Galdana em direcção a Ciutadella, após 15km e 3 ou 4 rotundas, lá surge a tabuleta indicativa das praias.
A partir daí, a estrada torna-se estreita e cheia de curvas, e uma condução mais divertida toma conta dos próximos 10 minutos, cerca de 10 km por paisagens verdejantes da bela Menorca.




Image Hosted by ImageShack.us




Cala En Turqueta é a penúltima das praias.
Um generoso parque de estacionamento marca o fim da condução.
Os habituais WC são a única facilidade existente aqui.
Nada de luxos para turistas preguiçosos.


Do parque até à praia são 10 a 15 minutos, uma caminhada descendo por uma estrada larga, gradualmente coberta pela sempre benvinda vegetação.


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



O facto do parque de estacionamento estar tão longe só promete boas notícias e a Cala não desilude.



Cala En Turqueta



Cala En Turqueta tem um areal de tamanho médio.
Ao centro, uma série de rochas divide a praia.
Do lado de cá, o ambiente é mais familiar.

Não há cá bares, nem entulho semelhante.
É mesmo só natureza.


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



A cor da água é - mais uma vez - um espanto e apetece tocá-la, nadar nela, bebê-la, fazer chã, abraçá-la, fazer amor com ela, eu sei lá.........


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us









Do lado direito, um trilho pisca-me o olho.
O seu destino é Cala Talaier, uma das mais pequenas, o que habitualmente significa uma das minhas preferidas.

Deixo toalha e mochila com o entulho ( incluindo a garrafa de água  lol  ) e pônho-me a caminho.



De En Turqueta a Talaier, o trilho começa por parecer semelhante aos anteriores, com muitas árvores e solo macio.
Mas a partir de certa altura, encontro-me a navegar por um mar de rochas e vegetação rasteira, o que torna a jornada bem mais cansativa.
Os pés torcem-se nas formas irregulares das rochas e uma jornada inferior a 2km pode tornar-se algo desconfortável debaixo de sol intenso.


Image Hosted by ImageShack.us


Aconselho a quem quiser uma rota mais rápida, que venha de Son Saura.
É bem mais perto!


Eventualmente, acabei por encontrar Cala Talaier.




Cala Talaier



Valeu bem o esforço!
Lá encontro menos de 10 pessoas, um ambiente extremamente calmo, tudo entregue à adoração da natureza. 
O naturismo é "obrigatório".

A praia tem um areal pouco largo, mas com profundidade, pelo que há espaço para toda a gente.
Não há serviços de espécie alguma.  



Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



Eu como sou fanático pela água, ocupo logo posição junto de umas rochas.
Junto das rochas porque a minha toalha ficou em En Turqueta e não tenho com que me limpar.  lol

Nada que me impeça de tomar uns banhos naquela água maravilhosa.
Afinal, o sol é generoso e em minutos estou completamente seco novamente.



Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us




Não pude esticar-me muito nas fotografias desta Cala, pois dada a qualidade do ambiente, não quis ser eu o elemento destabilizador.
E é sempre delicado apontar a objectiva a nudistas, especialmente quando demasiado próximos.
Afinal, nem todos gostarão que os seus adereços naturais sejam fotografados...  :twisted:

Ser inconveniente não é um dos meus defeitos, lamento que alguns não pensem da mesma forma e não se saibam comportar em determinadas praias.



Mais alguns banhos depois, e outro ainda para a despedida, estava na hora de regressar a Turqueta.
Desta vez tentei outro caminho, mas o resultado foi ainda pior, pois este era ainda mais íngreme que o anterior.


Image Hosted by ImageShack.us


E graças a estas caminhadas, ficou-me a doer um dos pés durante toda a semana.


Cheguei vivo a En Turqueta, mesmo a tempo de mais umas fotos:



Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



Fiquei por lá cerca de uma hora a usufruir das suas maravilhas, em preguiçosos banhos de sol e de mar.



No regresso, ainda passei no areal de Son Saura.
A estrada para lá é mesmo pitoresca, entra por uma zona de caça e é muito agradável.
Son Saura é bonito, mas o meu interesse nestas férias residia em percorrer as Calas.
Por isso, não lhe dediquei mais do que 5 minutos, só para 3 ou 4 fotos.



Assim, terminei o segundo dia em Menorca.
E cheguei bem cansadinho ao hotel.
Afinal, não comia nada desde as 08:00, e eram quase 20:00!
12 horas sem comer, ok...  


O entusiasmo de seguir em frente à descoberta da próxima maravilha de Menorca havia-me tirado até a fome.
Temporariamente, claro...