domingo, 3 de maio de 2009

Fuerteventura 2008 - parte 1

Fuerteventura
Setembro 2008

Parte 1


A menos explorada das grandes ilhas do arquipélago das Canárias, Fuerteventura é caracterizada pelo seu relevo acidentado, provocado pela intensidade actividade vulcânica que outrora fez nascer esta ilha.
As formações rochosas e a própria cor da paisagem não deixam esquecer o seu passado relativamente recente.

O interior da ilha é muito seco, o solo muito pedregoso e o sol escaldante.
Os ventos sopram regularmente de forma intensa, em especial no litoral da costa Oeste.

Aqui e ali, os colonos tentam domesticar a paisagem, cultivando pequenas hortas, mas o aspecto geral é inóspito e selvagem.
Parece que toda a ilha foi alvo de uma terraplanagem de proporções épicas, tal é o visual pedregoso e irregular.

É altamente aconselhável o aluguer prévio de um veículo todo-terreno, de forma a poder explorar com mais liberdade e segurança a difícil paisagem da ilha.
Uma série de trilhos acidentados são apenas aconselháveis a veículos preparados para o efeito, e existem outros ainda cujo trânsito é completamente impossível a automóveis.

FV2 e FV1 são as principais vias de comunicação da ilha, estradas em que as longas rectas e a gasolina super barata ( cerca de 60% do preço praticado em Portugal )convidariam a acelerar, não fosse o trâfego intenso pejado de camiões, autocarros de turismo e os próprios turistas em viaturas alugas, alguns não se percebe como receberam uma licença para conduzir.


As praias são variadas, de areias brancas ou negras ( vulcânicas ), em zonas turísticas ou quase selvagens.
A prática do nudismo é perfeitamente natural nesta ilha, mesmo em frente aos hotéis ou em qualquer outro lugar, pessoas de todas as idades e ambos os sexos entregam-se ao sol sem preconceitos.
Nas zonas mais selvagens e desertas, não é raro encontrar casais em plena performance sexual, completamente envolvidos e sem pudores.
Digamos que a imponência de Fuerteventura funciona como um estimulante natural!


Em Morro del Jable concentram-se os turistas alemães, em grande número.
Por conseguinte, toda a zona parece viver em função dos mesmos.
Costa Calma é mais cosmopolita, com Italianos e Espanhóis.
Corralejo está mais virada para os Ingleses.




Ver mapa maior

Os principais pontos da ilha:

A - Puerto del Rosario, capital da ilha onde se situa o aeroporto
B - Morro del Jable, zona turística e ponto de partida para explorar a península de Jandia
C - Corralejo, zona turística do norte da ilha.


1 - Praias de Jandia

A zona mais acessível a partir de Morro Jable, para quem gosta de boas praias sem ter que conduzir muito, estende-se entre a Playa de Jandia, situada em frente à Avenida del Saladar ( principal zona de comércio turístico, local ideal para compras a preços baixíssimos ) e a espectacular e temperamental Playa de Sotavento.

Existem algumas pequenas praias perdidas entre acessos deficientes para automóveis e sujeitas aos caprichos das marés.
Casos de Butihondo e Mal Nombre.

São praias de areia clara e fina, habitualmente ladeadas por escarpas rochosas, banhadas por um Atlântico habitualmente muito calmo, que oferece ainda águas límpidas de cores magníficas.
Rei e senhor destes litorais, o mesmo vento que possibilita a realização de eventos internacionais de Windsurf ( existe até uma escola em Sotavento ) também pode ser a maldição para os banhistas.
Quando o vento sopra forte, é praticamente impossível aguentar as suas investidas, a areia fina carregada pelo mesmo entranha-se em todos os nossos poros e cavidades, e depressa uma sensação de impotência se instala tal é a sua força.
Convém não esquecer que Fuerteventura deve o seu nome aos ventos fortes que assolam a ilha com regularidade.



Ver mapa maior



Playa de Sotavento





Sotavento pela manhã, maré baixa:





Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



Sotavento, final da tarde


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


A Playa de Sotavento estende-se por vários km de areia dourada.
A maré baixa deixa a descoberto um areal imenso com pequenas lagoas e muito espaço para as mais variadas actividades.
Como é habitual em Fuerteventura, o nudismo é prática comum nesta praia.
A única infraestrutura existente é a escola de Windsurf, onde funciona também um pequeno bar, muito benvindo quando o calor aperta.



Playa de Mal Nombre


Seguindo para sul de Sotavento ( caso a maré esteja baixa dá para caminhar pela praia ) encontrámos Mal Nombre, uma praia mais pequena que tem também um pequeno bar que fornece uma série de serviços, como aluguer das sempre odiosas cadeiras de plástico.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us



O Atlântico transfigurado num lago, ao fim da tarde ( 19:00 ) ainda serviu para uns banhos mágicos.


É esta a beleza dos litorais na costa Sudeste da península de Jandia.
Uma beleza ameaçada pelos guindastes e terrenos vedados em locais estratégicos, sinais inequívocos da ganância dos grandes empreendimentos turísticos que se avizinham para esta zona.
Não sei por quanto mais tempo, conservará Jandia estas praias magníficas.





2 - Costa Calma


A península de Jandia está ligada ao resto da ilha pelo Istmo de la Pared, formado através da acumulação de restos orgânicos trazidos pelas correntes oceânicas ao longo de milhares de anos.
Fuerteventura é maioritariamente de origem vulcânica, excepção feita ao Istmo que une a ilha.

Contrariamente às explicações científicas, a crença comum continua erradamente a ser que o solo arenoso de tons muito claros se deve às areias do Sahara trazidas pelos ventos.



Ver mapa maior


Na costa oriental, encontra-se a zona de Costa Calma, um dos principais centros turísticos da ilha, onde se encontram alguns dos mais luxuosos hotéis e infra-estruturas associadas.

É dado adquirido em Fuerteventura que a Costa Calma foi ocupada selvaticamente pelos grandes empreendimentos da hotelaria.
As praias maravilhosas, outrora livres para todos, estão agora mais ou menos confiscadas ( privadas, na linguagem abusiva de alguns ) pelos mastodonticos complexos hoteleiros de cores berrantes ( o horror dos resorts ) que as escondem dos "estranhos" ao dificultar o acesso às praias a todos aqueles que não estejam lá hospedados.
Não existem placas indicativas de praias, nem parques de estacionamento para visitantes, por vezes os hotéis estão mesmo a servir de barreira e não se vislumbra um acesso viável, por mais voltas que se dê na zona.
É uma vergonha o que se passa na Costa Calma, um exemplo cabal de hotelaria selvática.

Uma pena que assim seja, pois as praias da Costa Calma estão entre as mais belas da ilha e como o seu nome indica têm a especial característica de serem das mais resguardadas quando os ventos sopram de forma mais impiedosa.

Aliás, foi mesmo a fuga do vento que me trouxe acidentalmente a estas paragens pejadas de turistas de hotel...


Image Hosted by ImageShack.us


A água estava magnífica, tão pura e transparente que apetecia beber...

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us




3 - Corralejo


A 110km de Morro del Jable, ou a apenas 20km da capital Puerto del Rosario, no topo Nordeste da ilha encontra-se Corralejo, nome de cidade portuária e principal via de ligação com a ilha vizinha de Lanzarote.




Ver mapa maior



Corralejo é famosa especialmente pelas suas praias lindíssimas de areia branca, situadas num curioso e generoso complexo de dunas que fazem lembrar um deserto em miniatura.
As águas que banham estas praias são excelentes para os banhos e para os desportos associados ao vento, sempre que este o permite.

A FV1 é a estrada que liga Puerto del Rosario ao Corralejo, atravessa o sistema de dunas quase sempre com vistas lindas para o mar, e muito espaço para estacionar.
Isso permite - ao contrário do que acontece no horror turístico selvagem da Costa Calma - que os visitantes possam escolher onde parar para apreciar as belezas do litoral.


Assim que o fotogénico Roja - um dos inúmeros cones vulcânicos espalhados pela ilha - surge no horizonte, Corralejo está próximo.
É mesmo ao virar da esquina...

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



A areia é muito fina e possui um tom claro e ofuscante sob o brilho do sol impiedoso.
Como sempre nestes locais, é essencial que se leve água e se tome cuidados especiais com a desidratação e exposição solar.


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us


Não se aguenta muito tempo debaixo do sol abrasador, e com o solo arenoso a dificultar a marcha através das dunas, depressa ansiamos pela frescura do Atlântico.

As praias do Corralejo estendem-se ao longo de 6km.
As águas adquirem cores belíssimas ao longo do dia conforme a inclinação do sol, são de uma limpidez absoluta e temperatura agradável.
Não tenho dúvidas em afirmar que Fuerteventura possui uma das melhores costas do Atlântico, embora as praias estejam sempre sujeitas aos caprichos do vento.

No topo norte do parque das dunas estão as grandes unidades hoteleiras, mas aqui o espaço ainda chega para todos e qualquer um encontra sem dificuldade o seu cantinho com a sempre desejada privacidade.



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us



A cidade Corralejo tem muitas infraestruturas ligadas ao turismo, centros comerciais, diversão nocturna, parques aquáticos, etc...
A zona portuária é onde se pode embarcar numa curta viagem de 30 minutos até Lanzarote, ou visitar a pequena ilha de Los Lobos, zona protegida.

De salientar também os restaurantes que servem bom peixe e marisco a preços convidativos.



Image Hosted by ImageShack.us

O ferry dirige-se para Lanzarote. À direita, a pequena ilha/reserva natural de Los Lobos.